terça-feira, 14 de outubro de 2008

Evangelismo Infanto-Juvenil


O evangelismo infanto-juvenil trabalha com o homem de amanhã, com o futuro da igreja e da nação.
É engano pensar que as crianças são a igreja de amanhã. Elas são a igreja de hoje. Se não vivermos essa verdade, não haverá igreja amanhã.
No Brasil, milhões de infanto-juvenis estão envolvidos com o sexo, drogas, engano, religiões falsas e toda sorte de influência nociva. Sendo assim, precisamos multiplicar nossos esforços em evangelizar e aperfeiçoar nossos métodos, pois os infanto-juvenis precisam de Cristo HOJE E AGORA, antes que seus corações endureçam e se encham de descrédito.
A Bíblia deixa clara a importância das crianças para Deus. O Senhor Jesus deseja que elas O conheçam e se relacionem com Ele de maneira intensa e pessoal.
Em Marcos 10:13-16, as pessoas estavam trazendo as crianças para serem abençoadas por Jesus.
Os discípulos, que já tinham demonstrado falta de entendimento quanto ao Reino de Deus, agora demonstram não terem entendido que a missão de Jesus era para todas as pessoas, inclusive para as crianças. Jesus pede que as crianças não sejam impedidas de vir a Ele e, com isso, ensina aos discípulos mais uma grande lição: As crianças têm um grande valor para Deus.
Os infanto-juvenis estão em nosso meio, em nossos lares, nas escolas, nas igrejas, nas vizinhanças e em nossas ruas. Eles serão os pais e as mães de amanhã, os futuros dirigentes da Pátria, os líderes espirituais de outras gerações.
Que qualidade de homens e mulheres serão? Serão ganhos para Deus e para nobres conquistas, ou serão entregues ao pecado e à perdição? Diante de nós estão, portanto, nossa oportunidade e responsabilidade.
De fato, os infanto-juvenis são diferentes dos adultos e essas diferenças os tornam mais abertos para o evangelho. De um modo geral, eles são crédulos, enquanto os adultos tendem a duvidar do que lhes dizem. Eles ainda são sensíveis, e os adultos insensíveis. Eles estão abertos para aprender e aprendem com mais facilidade que os adultos. Por isso mesmo elas são o modelo de uma pessoa pronta para a salvação.
“Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele” (Marcos 10:15).
Quantas lições aprendemos com os nossos pequeninos filhos, sobrinhos ou outras crianças maiores com quem convivemos?
Eles representam muito mais que simples e pequenas pessoas em formação; eles são o exemplo de como devemos viver nosso crescimento cristão: Num estado de total e constante dependência de Deus e de freqüente crescimento espiritual.
Uma criança é muito mais que um simples investimento para o futuro . Ela é um ser presente que está sempre atenta e aprende com uma extraordinária capacidade.
Uma igreja que não se preocupa com suas crianças está perdendo um de seus maiores missionários, não só para o futuro, mas, principalmente para o presente.

1- Segue abaixo, segundo a Bíblia, algumas razões pelas quais devemos evangelizar os infanto-juvenis:
a) É mandamento bíblico (Dt 4:9-10; 6:6-7; Pv.22:6)
b) Jesus deu o exemplo e devemos imitá-lo (Mt.18:2; Mc.9:36-37)
c) Todos pecaram, inclusive a criança e o juvenil (Sl.58:3; Rm.3:23)
Atos como ira, obstinação, inveja, desobediência e mentira fazem parte da natureza humana.
Deuteronômio 31:11-13, apresenta mais ensinamentos sobre o assunto: A lei de Deus deve ser lida para o povo e às crianças.
Fala, ainda, das expectativas em relação às crianças: Espera-se que elas ouçam e aprendam a temer a Deus.
A Palavra de Deus mostra claramente nossa responsabilidade como cristãos para com estes pequeninos.
Deus quer que oremos e nos preocupemos com eles.
Ele deseja que lhes ensinemos a Bíblia, para que ponham no Senhor Jesus a sua confiança, sejam salvos e dêem muitos frutos.
Extraído e Adaptado dos livros: A Importância do Evangelismo Infanto-Juvenil e Pastoreando as Crianças desta Geração

Nenhum comentário: