quarta-feira, 17 de junho de 2009

Festas Juninas

Olá Meninas, recebi o texto abaixo da minha amiga D. Gisele e compartilho com vcs.
FESTAS JUNINAS E O CRISTÃO
Para muitos a festa junina é uma tradição inofensiva, mas entenda o significado de cada ritual desta festa e tire sua conclusão.
A festa junina foi criada para homenagear Sto Antonio, São João e São Pedro.

Fogueira: segundo a tradição serve para proteger contra os maus espíritos, para purificação do local e para homenagear e agradecer os santos.

* A fogueira é acesa pontualmente às 18h, que é o horário da Ave Maria.
*Fogos de artifício: Segundo a tradição serve para acordar São João e para espantar os maus espíritos.
*Balões: Significam uma oferenda aos céus para realização ou agradecimento por pedidos realizados.
*As comidas e doces são benzidas e oferecidos a estes "santos".

Durante as festas juninas são realizados pequenos rituais (simpatias) para que estes ajudem a realizar o pedido de cada um, em alguns lugares é celebrado missa , muitos fazem rezas e acendem velas e festejam com muitos cantos .

Conclusão:
Para nós cristãos o teor religioso das festas juninas não passa de um ato idólatra quando se presta culto a Antônio, João e Pedro, se festejarmos ou participarmos destes eventos, até mesmo simplesmente com a nossa presença, estamos sendo participantes de festa de ídolos, o que é contrário à Palavra de Deus ( Êxodo 20: 4-5)
Comidas e Imagens - temos também essas duas práticas rejeitadas pela Palavra de Deus. As comidas que são oferecidas nas festas juninas por vezes são benzidas e oferecidas ao ditos santos que nada mais é do que um ídolo, pois a ele se fazem orações, carregam sua imagem em procissões, prostram-se diante deles etc. Entretanto, a Bíblia diz: "Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos...não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios." (Atos 15:29 ; I Co. 10:21) .

Estes são resumidamente alguns motivos, para todo cristão genuíno não participar de tais festividades.
Nós sabemos que para uma criança as vezes é difícil entender o porque não deve participar destas festas tendo em vista que todos seus amiguinhos participam, por isso cabe a nós pais e professores bíblicos, orientarmos nossas crianças quanto a isso.